Publicado em 25 países e com mais de um milhão de exemplares vendidos, este livro não se destina somente a pais e professores – ele contém orientações que podem ser adotadas por qualquer pessoa, jovem ou idosa, da dona-de-casa ao médico, do político ao garçom. Trata de princípios sobre como vivemos, interagimos com os outros e apreciamos a vida.Movido por uma verdadeira obstinação em fazer a diferença na vida de cada um de seus alunos, o professor Ron Clark elaborou uma lista com as quatro verdades universais sobre as crianças e 55 regras com orientações básicas sobre boas maneiras dentro e fora da sala de aula.

Por saberem exatamente o que se esperava deles, os alunos de Clark apresentaram uma extraordinária melhora em seu aprendizado ao mesmo tempo em que ganharam autoconfiança e respeito por si mesmos. Além de estudantes mais aplicados, tornaram-se pessoas bem-educadas, responsáveis por seus atos e preparadas para o convívio social.

Como diz Clark, "essas regras não se destinam apenas a fazer com que as crianças se comportem – seu objetivo também é preparar os estudantes para o que os aguarda depois que deixam a sala de aula. Elas os capacitam a lidar com qualquer situação que possam encontrar e lhes dão confiança para isso".

Em reconhecimento ao seu trabalho, Ron Clark recebeu o prêmio Professor de Destaque do Ano concedido pela Disney em 2001.

O que o professor Ron Clark nos conta nesta narrativa sensível e bem-humorada é a história de uma grande lição: a de que não podemos disciplinar nossas crianças sem amá-las e não podemos amá-las sem discipliná-las – as duas coisas têm que andar juntas.

Em seu primeiro emprego em uma escola para crianças carentes no interior da Carolina do Norte, ele se viu diante de um grande desafio: transformar um grupo de alunos apáticos, com dificuldade de aprendizado e problemas de comportamento em estudantes disciplinados, atenciosos e interessados.

Misturando disciplina e afeto na mesma medida, Clark começou a elaborar uma lista de princípios, valores e regras que acabaram por mudar a vida daqueles alunos e de muitos outros.

Conheça algumas das regras de sucesso usadas por ele. Aproveite as que considerar melhores e mais adequadas e contribua criando as suas também!

. Seja positivo e aproveite a vida

. Viva de modo que nunca tenha motivos para se arrepender

. Aprenda com seus erros e vá em frente

. Seja honesto em qualquer situação

. Carpe diem

. Seja a melhor pessoa que conseguir ser

. Defenda aquilo em que você acredita

. Responda aos adultos respeitosamente

. Respeite os comentários, as opiniões e as idéias dos outros alunos

. Quando ganhar, não se vanglorie. Quando perder, não mostre raiva

. Surpreenda as pessoas com atos de bondade

. Quando lhe fizerem uma pergunta, responda e faça uma pergunta de volta

. Agradeça sempre que receber algo

. Seja tão organizado quanto possível

Sua história virou um filme,
O Triunfo (The Ron Clark Story / The Triumph)


Matthew Perry é um jovem professor impaciente, porém talentoso, que deixa sua casa na zona rural da Carolina do Norte para se aventurar a dar aulas nas escolas de Nova York. Enquanto luta para manter seu otimismo ao se defrontar com um obstáculo após o outro, ele desistirá de tudo para retornar à sua casa com o rabo entre as pernas, ou realizará sua ambição e transformá o futuro de alguns dos mais difíceis e vulneráveis garotos da cidade?